quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BIOGRAFIA: BRUCE CAMPBELL

NOME DE NASCIMENTO: Bruce Lorne Campbell
DATA DE NASCIMENTO: 22 DE JUNHO DE 1958
LOCAL: Miami, Estados Unidos da América

Bruce campbell tem a fama de ser o ator mais azarado de Hollywood, talvez por ter recusado ou perdido  papéis que se tornaram grandes sucessos.
Ele foi considerado para o papel do Agente Doggett em Arquivo X.
Foi considerado também para protagonizar Darkman, mas acabou ficando apenas com a ponta no final.
Fez testes para atuar em Ghost, mas acabou também ficando fora desse filme.
Foi ainda a primeira escolha para o papel de Louis Creed, em Cemitério Maldito, mas foi descartado.

Bruce é classificado como um ator de filmes tipo B, que são filmes que muitas vezes ficam fora dos grandes circuitos, ou são produzidos com muito pouco orçamento, mesmo assim, alguns desses filmes conseguiram alcançar grande sucesso e alguns são considerados como grandes títulos do cinema cult.
Seus trabalhos mais conhecidos são os filmes Evil Dead [A morte do demônio], e suas sequências que no brasil, devido a confusões de tradução fricaram conhecidos como Uma Noite Alucinante [evil Dead 2] e Uma Noite Alucinante 3 [Evil Dead 3].
Os dois primeiros revolucionaram e recriaram o estilo de cinema de horror, apesar de produzidos com pouco orçamento e poucos efeitos especiais, mas com um roteiro bastante dinâmico e sangrento que misturava grandes doses de terror com um popuco de humor negro e muitos jogos de câmera para disfarçar os efeitos pobres. 
O resultado foram filmes palpitantes, capazes de eriçar os cabelos e verdadeiramente assustar a platéia.
Já o terceiro filme fugiu um pouco da linha seguida nos anteriores e investiu mais no humor do que no terror, não agradando a todos os fãs dos primeiros filmes, apesar deste 3º ter sido produzido com melhores recursos e melhores efeitos especiais.

Mas o que tornou Bruce Campbell mais conhecido do público mais jovem foram suas participações esporádicas em diversos episódios da série Xena - a Princesa Guerreira e Hércules, interpretando o personagem Autólycus, um ladrão de bom coração que está sempre tentando levar vantagem, mas acaba sempre sempre fazendo a coisa certa e ficando do lado dos bons.

Campbell se formou em uma universidade do Michigan.
Na juventude, teve uma briga muito séria com seu irmão, Don, e esse é o motivo da cicatriz em forma de L que traz no queixo até hoje como lembrança.

Antes de ser ator, Bruce era baby-sitter, e chegou a cuidar de Ted Raimi, com o qual viria a contracenar no futuro.

Casou-se e teve dois filhos com Christine Deveau, de quem se divorciou em 1983, e voltou a casar em 1991, com Ida Gearon.

Bruce decidiu ser ator aos oito anos de idade, quando viu seu pai atuando em um teatro da comunidade local. Brevemente já estaria seguindo os passos de seu pai, atuando no mesmo teatro. 

Começou sua carreira como ator aos 14 anos, interpretando King na produção King and I.
Depois, apareceu em várias produções do teatro da comunidade, incluindo South Pacific e Sweet Bird of Youth.

Enquanto iniciava sua carreira de ator, começou a fazer filmes em Super-8 com um amigo.

Após alguns trabalhos em sala de aula, Bruce se tornou um amigo próximo de Sam Raimi em 1975. Resolveram fazer alguns filmes em Super-8 juntos apenas por diversão.

Em 1976, Bruce se tornou um aprendiz voluntário na produtora Traverse City's Cherry County, no Michigan, trabalhando longas horas nos bastidores de produções, no desenvolvimento de sets, como assistente e até garoto de recados. 

Depois de aproximadamente seis meses na Universidade Western Michigan, Bruce desistiu para seguir uma carreira realizando filmes, conseguindo um emprego como assistente de produção de uma produtora de comerciais em Detroit.

Em 1979, junto com seu colega Sam Raimi e seu parceiro Robert Tapert, Bruce criou um curta em Super-8 chamado Within the Woods.

Esse curta foi usado como inspiração e arrecadação de fundos de investidores para a realização do que hoje é considerado o maior filme de horror de todos os tempos, The Evil Dead - A Morte do Demônio.
Eles conseguiram arrecadar 350 mil dólares, com Bruce estrelando e tornando-se Co-Produtor Executivo do filme.

The Evil Dead se tornou um cult e foi o filme mais vendido em 1983 na Inglaterra.

Foi enviado para o Festival de Cannes, onde recebeu elogios do escritor Stephen King, o que atraiu a atenção de distribuidoras como a New Line Cinema, que espalhou a produção para os EUA.

Seu filme seguinte foi Dois Heróis Bem Trapalhões.


Anos mais tarde viria uma sequência para Evil Dead, mas desta vez com um maior orçamento, 3 milhões e meio de dólares, pois o sucesso do primeiro havia atraído investidores. No Brasil os tradutores criaram uma pequena confusão com o nome do filme, pois o primeiro havia sido pouco divulgado e era pouco conhecido aqui, e Evil Dead 2 ao invés de ser lançado aqui com o nome A Morte do Demônio 2, recebeu o título de Uma Noite Alucinante. Mais tarde Evil Dead 3 foi lançado com nome de Uma Noite Alucinante 3, para confusão de muitos fãs que ficaram sem entender como o filme tinha pulado direto pro 3 sem que ninguém tenha ouvido falar da existência de Uma Noite Alucinante 2.



Bruce se mudou para Los Angeles e começou a aparecer em diversas produções de baixo-orçamento como Missão Lua - A Viagem Do Terror e Maniac Cop.
Nesse período, conheceu e se casou com sua segunda esposa, a figurinista Ida Gearon, durante as filmagens de Pesadelo Futuro em 1990.

Conseguiu o papel principal em "The Adventures of Brisco County, Jr" [AS aventuras de Brisco County Jr], uma série de bang bang, que não teve longa duração, mas começou a divulgar seu nome entre o público americano, e em seguida passou a fazer pontas em diversas séries populares como em "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem", mas foram nas séries "Xena" e "Hércules", que seu personagem Autólycus realmetne se tornou marcante e Bruce ficou realmente conhecido.

Também fez alguns filmes de vez em quando com pequenas participações como Congo, Gold Rush!, Fuga de Los Angeles e McHale's Navy.

Bruce também emprestou sua voz em vários jogos em CD-Rom como Pitfall 3-D.

Seus interesses também se voltaram para a direção, e chegou a dirigir alguns episódios de "Hercules" e "Xena: a Princesa Guerreira", além de alguns filmes como Man with the Screaming Brain e My Name is Bruce.

Bruce continua fazendo filmes a todo vapor. Nos últimos anos, esteve no interessante A Floresta, no ótimo Bubba Ho-Tep e na sequência Bubba Nosferatu and the Curse of the She-Vampires, além de suas notórias pontas nos blockbusters na trilogia Homem-Aranha, como um apresentador de lutas, um porteiro e um garçom.

Foi anunciado que o filme My Name is Bruce teria uma continuação. O titulo dado foi My Name is Still Bruce (Na tradução livre, Meu Nome Ainda é Bruce), mas foi trocado por Bruce vs Frankenstein. O filme ainda não tem data para ser lançado. 

Bruce possui uma interessante autobiografia intitulada If Chins Could Kill: Confessions of a 'B' Movie Actor, com sucesso de vendas em 2001. Também escreveu: Man with the Screaming Brain e Make Love the Bruce Campbell Way, outro livro baseado em sua própria biografia pessoal.

Espirituoso e bem humorado, algumas de suas frases se tornanram célebres meio artísitico, como as seguintes citações:

-  Por um longo tempo eu ficava constrangido ao dizer que eu era um ator de filme "B", mas agora eu sei o que Hollywood quis dizer. Eu descobri que o "B" quer dizer better(trad.: melhor).

- Os filmes mais fáceis de se fazer são os mais difíceis de serem assistidos.

- Os atores que dizem viver os personagens são loucos, ou exibicionistas.



 
FILMOGRAFIA PARCIAL

The Evil Dead - A Morte do 
Demônio, 1981, como 
Ashley 'Ash' J. Williams
Uma Noite Alucinante [The Evil 
Dead 2], 1987, como 
Ashley 'Ash' J. Williams
Uma Noite Alucinante 3 [The Evil 
Dead 3 - Army of Darkness], 
1992 como Ash
Hérculesem 8 episódios 
entre 1995 e 1999,  
como Autólycus
Xena, a Princesa Guerreira,  
em 8 episódios entre 1996 e 1999,  
como Autólycus,
Arquivo X - 7º episódio da 
5ª temporada, 1999, 
como Wayne Weinsider
Charmed - 22º episódio da 
4ª temporada, em 2002, 
como o agente Jackman do FBI
Darkman - Vingança Sem Rosto, 
1990, apenas uma rápida 
aparição no final do filme
Fuga de Los Angeles, 
1996, como o cirurgião 
geral de Beverly Hills
Homem-Aranha, 
2002, como um 
apresentador de lutas
Homem-Aranha 2, 
2004, como 
um porteiro
Homem-Aranha 3, 
2007, como 
um garçon
Lois & Clark - As Novas Aventuras do 
Superman, como Bill Church Jr. em 3 
episódios da 3ª temporada em 1995
Lucas - Um Intruso no 
Formigueiro, 2006, 
voz de Fugax
Super Escola de Heróis, 
2005, como 
Treinador Boomer
Tá Chovendo 
Hamburguer, 2009, 
voz de Shelbourne
Um Drink No Inferno 2: 
Texas Sangrento, 1999, 
como Barry





////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário