sábado, 18 de janeiro de 2014

O Selvagem [1953]

COM 

MARLON BRANDO





COLABORE PARA MANTER O BLOG SEMPRE ATUALIZADO, SE ENCONTRAR ALGUM LINK QUEBRADO OU VÍDEO QUE TENHA SIDO EXCLUÍDO PELO SERVIDOR, AVISE ATRAVÉS DE COMENTÁRIO PARA QUE O MESMO SEJA UPADO NOVAMENTE.









OBS.: Normalmente os vídeos não rodam quando a página já está aberta há muito tempo, se isto acontecer, basta recarregar a página e tentar novamente.


ATENÇÃO: O BLOG NÃO TEM PROPAGANDAS, ELAS PERTENCEM AOS HOSPEDEIROS ONDE OS VÍDEOS FORAM CARREGADOS. FECHE AS PROPAGANDAS E OS VÍDEOS SERÃO LIBERADOS GRATUITAMENTE, NÃO É NECESSÁRIO CADASTRO, BAIXAR ARQUIVOS, ACELERADORES OU NADA DESSE GÊNERO.




O ATOR: 
Marlon Brando nasceu em 3 de abril de 1924 e faleceu em 1º de julho de 2004, foi um premiado ator de cinema e teatro estado-unidense. Considerado um dos mais importantes atores do cinema dos Estados Unidos, Brando foi um dos três únicos atores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista das 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999.

Logo em seu segundo filme [na verdade filmado primeiro, mas lançado depois] já conquistou o Oscar de melhor ator por sua atuação em "A Streetcar Named Desire" (1951), baseado na peça de mesmo nome [Um Bonde Chamado Desejo, a peça, mas no Brasil o filme foi traduzido como "Uma Rua Chamada Pecado"].

É considerado um dos maiores e mais influentes atores do século XX. Na opinião do cineasta Martin Scorsese, "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e 'depois de Brando'."

Brando foi, também, um ativista, apoiando diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos.

Seus pais se separaram quando tinha apenas 11 anos de idade, em 1935. A sua mãe levou os filhos Marlon, Jocelyn e Frances Brando para viver com a avó em Santa Ana, Califórnia, até 1937, quando decidiu reconciliar com o marido. 
Sua mãe foi uma mulher talentosa, embora fosse viciada em bebidas alcoólicas e mãe ausente. Ela se envolveu com o teatro local, ajudou o jovem Henry Fonda a começar a carreira de ator e incutiu em Brando o interesse pela mesma. 

Sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi atriz. 

Brando teve uma infância tumultuada.Foi expulso da escola Libertyville High School e, aos 16 anos de idade, mandado para a academia militar Shattuck, em Fairbault, Minnesota. Lá, se sobressaiu nas aulas de teatro. Mas por tentar escapar do confinamento da escola, sofreu, mais uma vez, expulsão. Aceito de volta um ano mais tarde, decidiu não dar prosseguimento aos estudos. 

Brando foi para Nova York atrás de suas irmãs. Uma tentava ser pintora enquanto a outra estava na Broadway. Em Nova York, Brando estudou em várias escolas de teatro, dentre elas a Actor's Studio e a New School Dramatic Workshop.

Brando começou a chamar atenção atuando na peça de tennessee Williams, Um Bonde chamado Desejo. A peça foi filmada, mas acabou tendo seu lançamento atrasado, o que levou que figurasse como seu primeiro trabalho em cinema o filme, de 1950, Espíritos indômitos. 

Em Um Bonde Chamado Desejo - cujo filme recebeu no Brasil o nome de Uma Rua chamada Pecado, Brando fazia o papel de um desocupado e explorador da esposa. Tornou-se um símbolo sexual ao aparecer em fotos como o personagem, sempre de camiseta que lhe realçava seus músculos. 





No ano de 1953, Brando se tornaria um ídolo dos jovens da época ao interpretar Johnny Stabler em O Selvagem. No filme ele era um delinquente, líder de uma gangue de motoqueiros, vestido de jaqueta de couro e dirigindo uma motocicleta. O filme marcaria toda uma geração de artistas, desde James Dean a Elvis Presley, os quais adoravam o estilo rebelde mostrado no filme. 

Mas seu estilo como ator alcançaria o auge do sucesso e da fama nos anos 70, com O Poderoso Chefão e Último Tango em Paris, entre outros, tendo sido premiado com dois oscars pela Academia de Hollywood. 

Nos anos 80 interrompe sua carreira e se retira para a ilha de Tetiarosa, na Polinésia Francesa, da qual era o dono desde 1966. Ganha peso e é fotografado várias vezes usando um largo sarongue polinésio. 

Com problemas financeiros, retomou sua carreira cinematográfica em 1989. 


Teve sérios problemas pessoais, com o julgamento do filho Christian pelo assassinato do namorado da irmã Cheyenne e que se suicidou poucos anos depois, em 1995. 


Brando assumiu sua bissexualidade pela primeira vez em entrevista a uma revista francesa nos anos 70: "Revelar o homossexualismo dentro de Hollywood é a única forma de dar o exemplo ao mundo, de mostrar que os gays representam uma parte significativa da nossa sociedade", disse o ator na época, mas na verdade os detalhes de sua sexualidade só vieram realmente a tona com a publicação de um livro biográfico em 2006, revelando seu envolvimento amoroso com outros homens, entre eles Rock Hudson, James Dean, Montgomery Clift e Stewart Granger.

Alguns de seus filmes mais famosos são: "Don Juan deMarco", "Superman - O filme" [participação especial como Jor El], "Último tango em Paris", "O poderoso chefão", "O selvagem", "Desirée, o amor de Napoleão", "Júlio César", "Viva Zapata!", "Uma rua chamada pecado".
//

Nenhum comentário:

Postar um comentário