terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ZORRO E A CIDADE DE OURO PERDIDA [1958]



COLABORE PARA MANTER O BLOG SEMPRE ATUALIZADO, SE ENCONTRAR ALGUM LINK QUEBRADO OU VÍDEO QUE TENHA SIDO EXCLUÍDO PELO SERVIDOR, AVISE ATRAVÉS DE COMENTÁRIO PARA QUE O MESMO SEJA UPADO NOVAMENTE.






MAIS FIMES AQUI





OBS.: Normalmente os vídeos não rodam quando a página já está aberta há muito tempo, se isto acontecer, basta recarregar a página e tentar novamente.

ATENÇÃO: O BLOG NÃO TEM PROPAGANDAS, ELAS PERTENCEM AOS HOSPEDEIROS ONDE OS VÍDEOS FORAM CARREGADOS. FECHE AS PROPAGANDAS E OS VÍDEOS SERÃO LIBERADOS GRATUITAMENTE, NÃO É NECESSÁRIO CADASTRO, BAIXAR ARQUIVOS, ACELERADORES OU NADA DESSE GÊNERO.



CLAYTON MOORE NASCEU EM 1914 E FALECEU EM 1999, AOS 85 ANOS DE IDADE.

AOS OITO ANOS ERA UM ARTISTA CIRCENSE, UM ACROBATA. AOS VINTE ANOS SE MUDOU PARA NOVA YORK E COMEÇOU A TRABALHAR COMO MODELO, DEPOIS COMEÇOU A TRABALHAR NO CINEMA PRIMEIRO COMO DUBLÊ E DEPOIS ESTRELANDO ALGUNS FILMES, PRINCIPALMENTE DE WESTERN. ELE É O MAIS CÉLEBRE INTÉRPRETE DO PERSONAGEM "LONE RANGER", CUJA TRADUÇÃO MAIS CORRETA SERIA TALVEZ "PATRULHEIRO SOLITÁRIO", JÁ QUE OS TEXAS RANGERS ERAM UMA FORÇA POLICIAL ESPECIAL NOS TEMPOS DO VELHO OESTE, MAS NORMALMENTE É TRADUZIDO COMO "CAVALEIRO SOLITÁRIO".

ERRONEAMENTE ESSE PERSONAGEM FOI CHAMADO NO BRASIL DURANTE MUITOS ANOS PELO NOME DE ZORRO, EMBORA NÃO TENHA NADA HAVER COM O VERDADEIRO ZORRO E ORIGINALMENTE ELE NUNCA TENHA RECEBIDO ESSE NOME, MAS ESSA CONFUSÃO SE DEU PROVAVELMENTE PORQUE ANTES DE ESTRELAR O PRIMEIRO FILME DO LONE RANGER, EM 1952, CLAYTON MOORE ESTRELOU EM 1949 UM FILME DE ZORRO CHAMADO "O FANTASMA DO ZORRO''.
SÓ QUE ESTE ZORRO NÃO SE VESTIA IGUAL AO ORIGINAL, NA VERDADE ELE ERA NETO DO VERDADEIRO ZORRO E PARA ENFRENTAR OS BANDIDOS RESGATA O NOME DO ANTIGO HERÓI DE FAMÍLIA E USA UMA MÁSCARA.
QUANDO ELE ESTRELOU "LONE RANGER" ALGUNS ANOS DEPOIS, A CARACTERIZAÇÃO DO PERSONAGEM ERA MUITO PARECIDA COM A DO ZORRO DE "O FANTASMA DO ZORRO" E SENDO O MESMO ATOR A INTERPRETÁ-LOS, ISSO MEIO QUE FUNDIU OS DOIS PERSONAGENS NUM SÓ, EMBORA A ÚNICA SEMELHANÇA FOSSE APENAS A MÁSCARA. 

TALVEZ OS TRADUTORES BRASILEIROS TENHAM FEITO ESSA CONFUSÃO PROPOSITALMENTE PARA CHAMAR MAIS A ATENÇÃO DO PÚBLICO, JÁ QUE MOORE JÁ ERA CONHECIDO COMO ZORRO, MAS A VERDADE É QUE ISSO FAZIA UMA GRANDE CONFUSÃO NA MINHA MENTE DE CRIANÇA E NA ESCOLA LEMBRO QUE OS MENINOS DISCUTIAM QUEM ERA O VERDADEIRO ZORRO, O DE ROUPA NEGRA E CAPA COMPRIDA QUE ESGRIMIA ESPADAS, OU O PISTOLEIRO DO VELHO OESTE QUE USAVA BALAS DE PRATA. LEMBRO QUE COMPREI UMA VEZ UMA REVISTA DO ZORRO PENSANDO QUE ERA O DA ESPADA, QUE EU JÁ CONHECIA DA SÉRIE DE TV INTERPRETADO POR GUY WILLIAMS, E QUANDO ABRI O GIBI ERA O DAS BALAS DE PRATA. ESSE FOI O MEU PRIMEIRO CONTATO COM ESSE SEGUNDO ZORRO, QUE NA VERDADE NUNCA FOI ZORRO, E EU NUNCA CONSEGUI ENTENDER PORQUE HAVIA DOIS ZORROS.

NASCIDO Jack Carlton Moore, DURANTE A DÉCADA DE TRINTA FEZ VÁRIAS PONTAS E PEQUENOS PERSONAGENS EM DIVERSOS FILMES, QUASE SEMPRE SEM NEM MESMO APARECER NOS CRÉDITOS, ADOTOU O NOME ARTÍSTICO DE CLAYTON MOORE EM 1940, QUANDO COMEÇOU A FICAR CONHECIDO, MAS SE AFASTOU DOS CINEMAS EM 1942 PARA SERVIR DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL E SÓ RETORNOU COM O FIM DA GUERRA EM 1945.

ENTRE CINEMA E PRODUÇÕES PARA A TV, MOORE TEM UMA FILMOGRAFIA COM MAIS DE 80 TÍTULOS. COMO LONE RANGER ELE APARECEU EM 5 FILMES, UM DELES PARA A TV E OS OUTROS NA TELONA, SENDO QUE A CIDADE DE OURO PERDIDA, DE 1958, FOI O ÚLTIMO DESSES, E ESTRELOU ENTRE 1949 E 1957 UMA SÉRIE DE TV DESSE PERSONAGEM COM 169 EPISÓDIOS, CUJO SUCESSO FOI O RESPONSÁVEL PARA QUE O PERSONAGEM CHEGASSE TAMBÉM ÀS TELONAS.


SUA DESPEDIDA DO PERSONAGEM E DA SUA CARREIRA DE ATOR FOI NUMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NUM EPÍSÓDIO DE "LASSIE" EM 1959, MAS RETORNARIA DEPOIS NA DÉCADA DE 80 EM DUAS PARTICIPÁÇOES ESPECIAIS NAS SÉRIES DE TV "TROVÃO AZUL", EM 1984, E "SUPER-HERÓI AMERICANO", EM 1986. 




Já tinha fechado este post quando me ocorreu o seguinte: "Lone Ranger jamais tira sua máscara, e se o faz e sob disfarce, como seria então Moore desmascarado?"
Aos que por acaso tenham a mesma curiosidade, eis aqui uma foto do ator sem a máscara que o tornou tão conhecido:














Nenhum comentário:

Postar um comentário