segunda-feira, 17 de março de 2014

LAURENCE OLIVIER



O nome de Laurence Olivier é um desses que se tornou lendário e confunde-se com a própria história do cinema. não só foi um dos maiores atores de todos os tempos como também pertencia a tradicional nobreza inglesa, com o título de barão. 


Sir Laurence Kerr Olivier, Barão Olivier de Brighton, nasceu em Dorking, no dia 22 de Maio de 1907 e faleceu em Steyning, em 11 de Julho de 1989. além de ator foi também produtor e diretor cinematográficos.

Ainda bem jovem, em começo de carreira, ficou famoso como um dos mais belos rostos masculinos nas telas do cinema, e mesmo a medida que envelhecia seu nome continuava associado a idéia de charme, elegância e virilidade, mas só isso não bastaria para que seu nome ainda em vida se tornasse uma verdadeira lenda do cinema, também seu talento estava a altura do mito e ao longo de sua carreira foi agraciado com todos os mais importantes prêmios do teatro e cinema, como o Oscar, o Oscar, Globo de Ouro, o BAFTA e quatro vezes o do Emmy.

Agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama ou na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos.



Filho de um pastor da igreja anglicana, ele pisou no palco pela primeira vez numa montagem amadora de "Júlio César", aos 10 anos de idade, e foram justamente as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras "Henrique V" em 1945, "Hamlet" em 1948, "Ricardo III" em 1956 e "Otelo" em 1965.


Ele participou de 121 peças de teatro, se apresentando nos palcos da Inglaterra, de vários países da Europa e nos Estados Unidos. Sua trajetória no cinema foi extensa mas irregular, tendo feito 65 filmes, alguns deles também como diretor.






No teatro ele conheceu a atriz com quem formaria um dos mais respeitados pares: Vivien Leigh com quem ficaria casado de 1940 até a década de 1960. Eles se conheceram em 1937 em uma montagem de "Hamlet".




Sua primeira premiação com o Oscar foi em 1946, por sua atuação e direção em "Henrique V". Dois anos depois sua produção "Hamlet" levou quatro Oscars: filme, ator principal (para Olivier), direção de arte e figurino. Em 1978 recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição à arte cinematográfica.


Em 1970, a rainha Elizabeth II lhe outorgou o título de Lorde, com direito a frequentar o Parlamento britânico.

Morreu, aos 82 anos, de câncer no estômago, dormindo em sua casa ao lado de sua terceira mulher, a atriz Joan Plowright com quem teve três filhos. Ele está enterrado na Abadia de Westminster.

Laurence também escreveu dois livros: Confissões de um Ator e Ser Ator, em que descreve sua biografia como ator, desde a infância até o extremo sucesso que alcançou.






Em 1969 foi convidado para narrar o documentário sobre a Segunda Guerra Mundial: The World at War. Produzido de 1969 a 1973, as entrevistas inéditas com testemunhas oculares e personagens históricos, as raras imagens colhidas de diversos países envolvidos no conflito e a narração ímpar de Olivier, fizeram deste documentário o mais expansível e significativo de todos os tempos.

Alguns de seus trabalhos mais conhecidos são: 
-Os últimos Dias de Pompéia (Mini-Série para a tv, de 1984) 

-Rei Lear (filme para TV, 1981) 

-Fúria de Titãs, como Zeus [1981]

-Dracula, como Prof. Abraham Van Helsing [1979]

-Uma Ponte Longe Demais [1977]

-Jesus de Nazaré (Mini-Série para TV), como Nicodemus [1977]

-Oh! Que Bela Guerra! [1969]

-Othello [1965]

-O Príncipe Encantado [1955]

-Hamlet [1944]

-Henrique V [1944]

-Rebecca, A Mulher Inesquecível [1940]

-O Morro dos Ventos Uivantes [1939]
CLIQUE AQUI PARA LER OUTRO POST SOBRE LAURENCE OLIVIER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário